sábado, 14 de junho de 2014

Competências e os objectivos do ensino de Geografia


INTRODUÇAO
O presente trabalho aborda sobre as competências e os objectivos do ensino de Geografia. Na abordagem das competências essências da Geografia o grupo baseou-se nos currículos do Estudo do Meio, e Geografia em vigor respectivamente, no 1.º, 2.º e 3.º ciclo da educação básica.
No presente documento, evidenciam-se as competências geográficas a desenvolver ao longo de cada ciclo do ensino básico, partindo dos programas e do plano de organização do ensino-aprendizagem já enunciados noutras disciplinas.
A formulação das competências específicas em Geografia teve em conta uma perspectiva integradora de atitudes, capacidades e conhecimentos que os alunos devem desenvolver através da educação geográfica.
A Geografia procura responder às questões que o Homem levanta sobre o Meio Físico e Humano utilizando diferentes escalas de análise. Desenvolve o conhecimento dos lugares, das regiões e do Mundo, bem como a compreensão dos mapas e um conjunto de destrezas de investigação e resolução de problemas, tanto dentro como fora da sala de aula.
É uma disciplina de charneira entre as Ciências Naturais e Sociais. Através do seu estudo, os alunos estabelecem contacto com diferentes sociedades e culturas num contexto espacial, ajudando-os a perceber de que forma os espaços se relacionam entre si.
Objectivos
Geral:
ü  Conhecer as competências do Ensino de Geografia
Especifico:
ü  Identificar as competências do ensino de geografia
ü  Mencionar as competências específicas de cada nível de ensino básico.
Metodologia de trabalho
ü  Para a efectivação do trabalho, só foi possível na consulta de obras que versam sobre o tema em destaque na qual vem mencionadas no fim do trabalho.
Competência e Objectivos de Ensino de Geografia
Conceitos
Competência

Objectivos
Para LIBANEO (1992:122), objectivos “são o ponto de partida, as premissas gerais do processo pedagógico”. Representa as exigências da sociedade em relação à a escola, ao ensino, aos alunos e, ao mesmo tempo, reflectem as opções politicas e pedagógicas dos gentes educativos em face das contradições sociais existentes na sociedade.        
Ensino
É segundo LIBANEO (1992:23), “acções, meio e condições para a realização da instrução, na qual contém, pois, a instrução”.
Geografia

CIDADÃO GEOGRAFICAMENTE COMPETENTE
O cidadão geograficamente competente é aquele que possui o domínio das destrezas espaciais e que o demonstra ao ser capaz de visualizar espacialmente os factos, relacionando-os entre si, de descrever correctamente o meio em que vive ou trabalha, de elaborar um mapa mental desse meio, de utilizar mapas de escalas diversas, de compreender padrões espaciais e compará-los uns com os outros, de se orientar à superfície terrestre.
Além destas destrezas espaciais é também aquele que é capaz de interpretar e analisar criticamente a informação geográfica e entender a relação entre identidade territorial, cultural, património e individualidade regional.
A Geografia é, não só, um meio poderoso para promover a educação dos indivíduos, como também dá um contributo fundamental para a Educação para a Cidadania, nomeadamente no âmbito da Educação Ambiental e da Educação para o Desenvolvimento.

Competências gerais no ensino de geografia
A aprendizagem apropriação da Geografia, ao longo da escolaridade básica, deve permitir aos jovens, no seu final, a de um conjunto de competências que os tornem cidadãos geograficamente competentes:
Ø  O desenvolvimento da aptidão para pensar geograficamente, isto é, integrar num contexto espacial os vários elementos do lugar, região, Mundo;
Ø  A curiosidade por descobrir e conhecer territórios e paisagens diversas valorizando a sua diversidade como uma riqueza natural e cultural que é preciso preservar;
Ø  A compreensão de conceitos geográficos para descrever a localização, a distribuição e a inter-relação entre espaços;
Ø  O desenvolvimento de processos de pesquisa, organização, análise, tratamento, apresentação e comunicação da informação relativa a problemas geográficos;
Ø  A utilização correcta do vocabulário geográfico para explicar os padrões de distribuição dos fenómenos geográficos, as suas alterações e inter-relações:
Ø  A utilização correcta das técnicas gráficas e cartográficas de representação espacial para compreender e explicar a distribuição dos fenómenos geográficos;
Ø  A análise de problemas concretos do Mundo para reflectir sobre possíveis soluções;
Ø  O reconhecimento da diferenciação entre os espaços geográficos como resultado de uma interacção entre o Homem e o Ambiente;
Ø  O reconhecimento da desigual repartição dos recursos pela população mundial e a solidariedade com os que sofrem de escassez desses recursos;
Ø  A consciencialização dos problemas provocados pela intervenção do Homem no Ambiente e a predisposição favorável para a sua conservação e defesa e a participação em acções que conduzam a um desenvolvimento sustentável;
Ø  A predisposição para estar informado geograficamente e ter uma atitude crítica face à informação veiculada pelos mass media;
Ø  A reflexão sobre a sua experiência individual e a sua percepção da realidade para compreender a relatividade do conhecimento geográfico do mundo real;
Ø  A relativização da importância do lugar onde vive o indivíduo em relação ao Mundo para desenvolver a consciência de cidadão do mundo.
Estas competências são desenvolvidas ao longo dos três ciclos da escolaridade básica utilizando os temas/conteúdos propostos nos programas, através das "experiências de aprendizagem" sugeridas, que os docentes poderão organizar da forma que considerarem mais adequados aos contextos da sua escola/turma. O ensino da Geografia deve desenvolver competências ligadas à pesquisa: a observação, o registo, o tratamento da informação, o levantamento de hipóteses, a formulação de conclusões, a apresentação de resultados. É a partir do trabalho de campo e do trabalho de grupo que é possível promover a discussão de ideias, a produção de conclusões e a utilização das destrezas geográficas.
Através da Educação Geográfica os alunos aprendem a responder a um conjunto de questões:
Onde se localiza?
Por que se localiza?
Como se distribui?
Quais as características?
Que impacte?
A procura de respostas para as questões geográficas implica investigar a localização, situação, interacção, distribuição espacial e diferenciação de fenómenos à superfície da Terra. Assim, agruparam-se as competências em três domínios
·      A localização;
·      O conhecimento dos lugares e regiões;
·      O dinamismo das inter-relações entre espaços.
Estes três domínios contribuem para desenvolver as competências gerais do ensino básico. Assim, a título exemplificativo, enunciamos algumas das articulações possíveis entre as competências gerais e as competências específicas da Geografia:
·      Mobilização dos diferentes saberes (culturais, científicos, tecnológicos) para compreender a realidade explorando a dimensão conceptual e instrumental do conhecimento geográfico no estudo de situações concretas de modo a conhecer o Mundo;
·      Utilização de diferentes tipos de linguagem como textos, quadros, mapas, gráficos, fotografias, filmes e videogramas, como forma de recolher, analisar e comunicar a informação geográfica;
·      Adopção de metodologias de trabalho adequadas à escala de análise e à diversidade dos fenómenos geográficos em estudo;
·      Pesquisa, selecção e organização da informação geográfica necessária à análise e compreensão de problemas concretos do Mundo;
·      Realização de actividades de forma autónoma e criativa, como trabalho de campo, simulações, jogos, estudo de situações concretas, mobilizando os conhecimentos geográficos;
·      Cooperação com os outros em projectos e trabalhos comuns, realizando actividades em grupo, discutindo diferentes pontos de vista, reflectindo sobre a experiência individual e a percepção que cada um tem da realidade, de modo a compreender a relatividade do conhecimento geográfico do mundo real.
Estas competências vão sendo desenvolvidas ao longo dos três ciclos do ensino básico, através das diferentes experiências de aprendizagem sugeridas, de modo a dar oportunidade aos alunos de realizarem actividades que lhes permitam desenvolver a competência de saber pensar o espaço e serem capazes de actuar no meio em que vivem.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS E EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM

1.º Ciclo - O Estudo do Meio

A abordagem geográfica do Estudo do Meio integra vários temas numa grande área denominada À Descoberta do Ambiente Geográfico. De acordo com o que é proposto no programa do 1.º ciclo, a finalidade desta área é a de introduzir o estudo do ambiente onde vivem os homens, descrevendo e explicando as inter-relações entre os fenómenos geográficos (naturais e humanos) em diferentes lugares ou regiões. A construção de conceitos é um processo dependente da natureza, extensão e qualidade da experiência dos alunos. A qualidade da experiência vivida é fundamental para a aprendizagem e a compreensão do ambiente geográfico. Atitudes ligadas à investigação, como o hábito de observar, questionar, procurar informação, registar, comunicar e trocar ideias e informação, vão ser fundamentais para as etapas seguintes da aprendizagem dos alunos. A partir da construção de ideias é possível agir de forma mais focada na acção, permitindo alterar o ambiente. O modo como os alunos se vão consciencializar do meio envolvente vai, pois, ter um papel fundamental na qualidade do próprio meio. Assim, é desejável que as experiências de aprendizagem privilegiem a observação directa da realidade. Mas, dado que a maioria destas experiências se desenvolve na sala de aula, devem ser utilizados recursos que permitam uma observação indirecta tanto mais próxima da realidade quanto possível ? fotografias, filmes, CD-ROM, mapas e diagramas. As competências específicas da Geografia para este ciclo são definidas relativamente a uma grande área À Descoberta do Ambiente Geográfico ?, tendo em conta os diversos temas enunciados no programa.

Competências específicas no final do ciclo
A localização

Ser capaz de:

·      Comparar representações diversas da Terra, utilizando imagens de satélite, fotografias aéreas, globos e mapas;
·      Ler mapas, utilizando a legenda para comparar a localização, configuração, dimensão e limites de diferentes espaços na superfície terrestre (Portugal, Península Ibérica, continentes e oceanos);
·      Localizar o lugar onde vive, outros lugares, Portugal, continentes e oceanos, completando mapas;
·      Descrever a localização relativa dos elementos naturais e humanos da paisagem, utilizando a posição do observador como elemento de referência;
·      Localizar os elementos físicos e humanos da paisagem, utilizando os rumos da rosa-dos-ventos (N.; S.; E.; O.).

O conhecimento dos lugares e regiões
Ser capaz de:
·      Utilizar o vocabulário geográfico em descrições escritas e orais de lugares e regiões;
·      Formular questões geográficas simples (ex.: Onde se localiza? Como se distribui? Por que se localiza ou distribui deste modo? Sempre se localizaram ou distribuíram do mesmo modo?) para conhecer e compreender o lugar onde vive;
·      Recolher informação sobre o território português, europeu e mundial, utilizando programas de televisão, filmes vídeo, CD-ROM, Internet, enciclopédias, livros e fotografias;
·      Utilizar formas variadas de comunicação escrita, oral e gráfica (ex. textos, desenhos, colagens, maquetes simples e mapas) para apresentar a informação geográfica recolhida;
·      Reconhecer os aspectos naturais e humanos do meio, recorrendo à observação directa e à realização de actividades práticas e trabalho de campo no meio envolvente à escola;
·      Entender semelhanças e diferenças entre lugares, observando diversas formas de ocupação e uso da superfície terrestre.


O dinamismo das inter-relações entre espaços

Ser capaz de:

·      Entender como as pessoas podem actuar face às características físicas do território, utilizando histórias reais ou imaginárias, relatos orais de viagens apoiados por fotografias ou filmes, entrevistas com familiares e ou elementos da comunidade;
·      Entender o modo como os movimentos de pessoas, bens, serviços e ideias entre diferentes territórios têm implicações importantes para as áreas de partida e de chegada, realizando entrevistas e ou conversando sobre histórias, filmes e fotografias;
·      Expressar opiniões sobre características positivas e negativas do meio, sugerindo acções concretas e viáveis que contribuam para melhorar e tornar mais atractivo o ambiente onde os alunos vivem;
·      Desenvolver o sentido de pertença e responsabilidade em relação à área de residência, participando em actividades de trabalho de campo na localidade da escola, contactando entidades públicas e associativas de nível local.

2.º Ciclo - História e Geografia de Portugal
O programa de História e Geografia de Portugal integra-se na área de Línguas e Estudos Sociais do 2.º ciclo do ensino básico. De acordo com A Organização Curricular e Programas, vol. I, EB 2.º ciclo, considera-se que esta disciplina deve permitir ampliar conhecimentos e competências adquiridos no Estudo do Meio (1.º ciclo) e proporcionar o tratamento de noções a serem retomadas e ampliadas na Área de Ciências Sociais e Humanas (3.º ciclo), nas disciplinas de História e Geografia, individualizadas pela primeira vez, no ensino básico.
O conhecimento de Portugal é importante para compreender a realidade em que vivemos, o modo como as características dos territórios condicionaram e condicionam, positiva ou negativamente, a história do povo português, a forma como o nosso território se encontra organizado, as relações que as pessoas e as organizações que aí vivem e trabalham mantêm com o espaço que os rodeia. A capacidade de intervenção no Meio pelas populações vai criar, por um lado, um conjunto de relações complexas entre os diferentes contextos geográficos, e, pelo outro, condições de qualidade ambiental, qualidade de vida, crescimento económico e desenvolvimento humano.
As competências específicas da Geografia para este ciclo são definidas relativamente ao conhecimento do território português, de modo a desenvolver uma identidade de base territorial, tendo em conta a relação entre o ambiente, a sociedade, a cultura e o património, permitindo ao indivíduo consolidar o sentimento de pertença ao país e a capacidade de intervenção cívica.
Para este ciclo, as competências específicas da Geografia são definidas relativamente à área? À Descoberta de Portugal e da Península Ibérica? Na qual se agrupam os temas com conteúdos geográficos enunciados no programa:
·      A Península Ibérica na Europa e no Mundo
·      O território português
Competências específicas no final do ciclo
A localização
Ser capaz de:
·      Comparar representações diversas da superfície da Terra, utilizando o conceito de escala;
·      Ler globos, mapas e plantas de várias escalas, utilizando a legenda;
·      Localizar Portugal, a Península Ibérica e a Europa no Mundo, completando e construindo mapas;
·      Descrever a localização relativa do lugar onde vive, utilizando como referência a região do País onde se localiza, o País, a Península Ibérica, a Europa e o Mundo.

O conhecimento dos lugares e regiões
Ser capaz de:
·      Utilizar vocabulário geográfico, em descrições escritas e orais de lugares e regiões;
·      Formular questões geográficas simples (Onde se localiza? Como se distribui?) para conhecer e compreender o lugar, a região e o país onde vive;
·      Discutir aspectos geográficos dos lugares/regiões/assuntos em estudo, recorrendo a programas de televisão, filmes vídeo, notícias da imprensa escrita, livros e enciclopédias;
·      Recolher informação sobre as características físicas (relevo, clima e rios), sociais e económicas do território português, utilizando um conjunto de recursos que incluem material audiovisual, CD-ROM, Internet, mapas de várias escalas, gráficos e quadros de dados estatísticos;
·      Apresentar a informação recolhida de forma clara e adequada, utilizando mapas, diagramas, gráficos (lineares e de barras), descrições escritas e orais simples e ou material audiovisual;
·      Utilizar técnicas de trabalho de campo, utilizando instrumentos de pesquisa adequados (mapas/esboços/entrevistas/inquéritos).

O dinamismo das inter-relações entre espaços
Ser capaz de:
Ø  Reconhecer o modo como os diferentes espaços se integram em contextos geográficos sucessivamente mais vastos (aldeia/bairro na vila/cidade; a cidade na região; a região no país) através da recolha de informação variada sobre movimentos de pessoas e bens;
Ø  Entender como as pessoas podem actuar face às características físicas do território utilizando o estudo de casos reais, apoiados por fotografias, filmes, textos, entrevistas com familiares e ou elementos da comunidade;
Ø  Desenvolver o sentido de pertença e responsabilidade do espaço onde vive o aluno, envolvendo-o directamente na melhoria do seu próprio ambiente.
3.º Ciclo - Geografia
Os jovens vivem num espaço multidimensional e tomam consciência dele a partir de uma grande variedade de contextos. A localização dos factos geográficos é uma competência que se desenvolve desde o nascimento. As interacções que estabelecemos diariamente com o meio ajuda a construírem o conhecimento do espaço. À medida que a criança e o jovem se desenvolvem física, emocional e intelectualmente vai também evoluindo a capacidade de compreender o Mundo. Saber o que existe e onde é o quadro de referência que nos permite tomar consciência do mundo à nossa volta.
A mobilidade dos seres humanos à superfície terrestre significa que se estabelece constantemente uma interacção com os lugares por onde passamos. Estes movimentos ajudam a construir o conhecimento do espaço geográfico? Conhecer os lugares, as pessoas que aí vivem ou trabalham.
Despertar a curiosidade pelo Mundo e dar oportunidade para explorar novos lugares/espaços à superfície terrestre é promover a associação entre os acontecimentos e a acção com os lugares visitados.
A geografia actual requer que os alunos adquiram conhecimentos que os preparem para compreender e analisar problemas complexos relevantes para a vida num Mundo de múltiplas relações.
Uma educação para a vida adulta deve preocupar-se com o futuro. Os temas estudados pela Geografia permitem uma abordagem com grande amplitude dos vários cenários possíveis, quer em relação ao mundo próximo de cada um, quer ao Mundo, através de várias escalas de análise.
O lugar onde vivemos é o modo universal de nos localizarmos na Terra. Cada um de nós tem um nome, morada que se refere a uma rua, aldeia/vila/cidade, região e país. O ensino da Geografia desempenha um papel fundamental na formação e na informação dos futuros cidadãos acerca de Moçambique, de África e do Mundo enquanto sistemas compostos por factos diversos que interagem entre si e constantemente se alteram.
Os alunos do ensino básico têm a capacidade de desenvolver competências geográficas de observação, classificação, organização, leitura e interpretação de mapas. Os alunos das escolas básicas tomam atitudes relativamente a pessoas de outros países e manifestam interesse e curiosidade em aprender sobre as populações das várias regiões do Mundo. Estas atitudes devem desenvolver-se, frequentemente, com grande precisão nos conhecimentos relativos à localização e características dos lugares e das populações que neles vivem e trabalham.
As competências específicas da Geografia estão definidas de modo a centrar a aprendizagem da disciplina na procura de informação, na observação, na elaboração de hipóteses, na tomada de decisão, no desenvolvimento de atitudes críticas, no trabalho individual e de grupo e na realização de projectos.
Competências específicas no final do ciclo
A localização
Ser capaz de:
Ø  Comparar representações diversas da superfície da Terra, utilizando o conceito de escala;
Ø  Ler e interpretar globos, mapas e plantas de várias escalas, utilizando a legenda, a escala e as coordenadas geográficas;
Ø  Descrever a localização relativa do lugar onde vive, utilizando como referência a região do país onde se localiza, o país, a África e o Mundo.

O conhecimento dos lugares e regiões
Ser capaz de:
Ø  Utilizar o vocabulário geográfico em descrições orais e escritas de lugares, regiões e distribuições de fenómenos geográficos;
Ø  Formular e responder a questões geográficas (Onde se localiza? Como se distribui? Porque se localiza/ distribui deste modo? Porque sofre alterações?), utilizando atlas, fotografias aéreas, bases de dados, e internet;
Ø  Discutir aspectos geográficos dos lugares/regiões/assuntos em estudo, recorrendo a programas de televisão, filmes, notícias da imprensa escrita, livros e enciclopédias;
Ø  Comparar distribuições de fenómenos naturais e humanos, utilizando planisférios e mapas de diferentes escalas;
Ø  Ordenar e classificar as características dos fenómenos geográficos, enumerando os que são mais importantes na sua localização;
Ø  Seleccionar as características dos fenómenos geográficos responsáveis pela alteração das localizações;
Ø  Realizar pesquisas documentais sobre a distribuição irregular dos fenómenos naturais e humanos a nível nacional, Africano e mundial, utilizando um conjunto de recursos que incluem material audiovisual, internet, notícias da imprensa escrita, gráficos e quadros de dados estatísticos;
Ø  Utilizar técnicas e instrumentos adequados de pesquisa em trabalho de campo (mapas, entrevistas, inquéritos), realizando o registo da informação geográfica;
Ø  Analisar casos concretos e reflectir sobre soluções possíveis, utilizando recursos, técnicas e conhecimentos geográficos.

O dinamismo das inter-relações entre espaços
Ser capaz de:
Ø  Interpretar, analisar e problematizar as inter-relações entre fenómenos naturais e humanos evidenciadas em trabalhos realizados, formulando conclusões e apresentando-as em descrições escritas e ou orais simples e ou material audiovisual; Analisar casos concretos de impacte dos fenómenos humanos no ambiente natural, reflectindo sobre as soluções possíveis;
Ø  Reflectir criticamente sobre a qualidade ambiental do lugar/região, sugerindo acções concretas e viáveis que melhorem a qualidade ambiental desses espaços;
Ø  Analisar casos concretos de gestão do território que mostrem a importância da preservação e conservação do ambiente como forma de assegurar o desenvolvimento sustentável.

O programa do currículo nacional de Geografia mostra que o Ensino Fundamental de crianças e de adolescentes, desde as primeiras etapas da escolaridade, deve ter como objectivo mostrar ao aluno que cidadania é também o sentimento de pertencer a uma realidade em que as relações sociedade e natureza formam um todo integrado do qual ele é membro participante, afectivamente ligado, responsável e comprometido historicamente com os valores humanísticos.

Bibliografia
LIBANEO, José Carlos, Didáctica. São Paulo, Cortez Editora, 1992 

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