INTRODUÇAO
O
presente trabalho aborda sobre as competências e os objectivos do ensino de
Geografia. Na abordagem das competências essências da Geografia o grupo
baseou-se nos currículos do Estudo do Meio, e Geografia em vigor
respectivamente, no 1.º, 2.º e 3.º ciclo da educação básica.
No
presente documento, evidenciam-se as competências geográficas a desenvolver ao
longo de cada ciclo do ensino básico, partindo dos programas e do plano de
organização do ensino-aprendizagem já enunciados noutras disciplinas.
A
formulação das competências específicas
em Geografia teve em conta uma perspectiva integradora de atitudes,
capacidades e conhecimentos que os alunos devem desenvolver através da educação
geográfica.
A Geografia procura
responder às questões que o Homem levanta sobre o Meio Físico e Humano
utilizando diferentes escalas de análise. Desenvolve o conhecimento dos
lugares, das regiões e do Mundo, bem como a compreensão dos mapas e um conjunto
de destrezas de investigação e resolução de problemas, tanto dentro como fora
da sala de aula.
É
uma disciplina de charneira entre as Ciências Naturais e Sociais. Através do
seu estudo, os alunos estabelecem contacto com diferentes sociedades e culturas
num contexto espacial, ajudando-os a perceber de que forma os espaços se
relacionam entre si.
Objectivos
Geral:
ü Conhecer
as competências do Ensino de Geografia
Especifico:
ü Identificar
as competências do ensino de geografia
ü Mencionar
as competências específicas de cada nível de ensino básico.
Metodologia de trabalho
ü Para
a efectivação do trabalho, só foi possível na consulta de obras que versam
sobre o tema em destaque na qual vem mencionadas no fim do trabalho.
Competência
e Objectivos de Ensino de Geografia
Conceitos
Competência
Objectivos
Para LIBANEO (1992:122), objectivos “são o ponto de partida, as premissas gerais
do processo pedagógico”. Representa as exigências da sociedade em relação à
a escola, ao ensino, aos alunos e, ao mesmo tempo, reflectem as opções
politicas e pedagógicas dos gentes educativos em face das contradições sociais
existentes na sociedade.
Ensino
É segundo LIBANEO (1992:23), “acções, meio e condições para a realização da instrução, na qual contém,
pois, a instrução”.
Geografia
CIDADÃO
GEOGRAFICAMENTE COMPETENTE
O cidadão geograficamente competente
é aquele que possui o domínio das destrezas espaciais e que o demonstra ao ser
capaz de visualizar espacialmente os factos, relacionando-os entre si, de
descrever correctamente o meio em que vive ou trabalha, de elaborar um mapa
mental desse meio, de utilizar mapas de escalas diversas, de compreender
padrões espaciais e compará-los uns com os outros, de se orientar à superfície
terrestre.
Além
destas destrezas espaciais é também aquele que é capaz de interpretar e
analisar criticamente a informação geográfica e entender a relação entre
identidade territorial, cultural, património e individualidade regional.
A Geografia é, não só, um
meio poderoso para promover a educação dos indivíduos, como também dá um
contributo fundamental para a Educação para a Cidadania, nomeadamente no âmbito
da Educação Ambiental e da Educação para o Desenvolvimento.
Competências
gerais no ensino de geografia
A
aprendizagem apropriação da Geografia, ao longo da escolaridade básica, deve
permitir aos jovens, no seu final, a de um conjunto de competências que os
tornem cidadãos geograficamente
competentes:
Ø
O desenvolvimento da
aptidão para pensar geograficamente, isto é, integrar num contexto espacial os
vários elementos do lugar, região, Mundo;
Ø
A curiosidade por
descobrir e conhecer territórios e paisagens diversas valorizando a sua
diversidade como uma riqueza natural e cultural que é preciso preservar;
Ø
A compreensão de
conceitos geográficos para descrever a localização, a distribuição e a
inter-relação entre espaços;
Ø
O desenvolvimento de
processos de pesquisa, organização, análise, tratamento, apresentação e
comunicação da informação relativa a problemas geográficos;
Ø
A utilização correcta
do vocabulário geográfico para explicar os padrões de distribuição dos
fenómenos geográficos, as suas alterações e inter-relações:
Ø
A utilização correcta
das técnicas gráficas e cartográficas de representação espacial para
compreender e explicar a distribuição dos fenómenos geográficos;
Ø
A análise de problemas
concretos do Mundo para reflectir sobre possíveis soluções;
Ø
O reconhecimento da
diferenciação entre os espaços geográficos como resultado de uma interacção
entre o Homem e o Ambiente;
Ø
O reconhecimento da
desigual repartição dos recursos pela população mundial e a solidariedade com
os que sofrem de escassez desses recursos;
Ø
A consciencialização
dos problemas provocados pela intervenção do Homem no Ambiente e a
predisposição favorável para a sua conservação e defesa e a participação em
acções que conduzam a um desenvolvimento sustentável;
Ø
A predisposição para
estar informado geograficamente e ter uma atitude crítica face à informação
veiculada pelos mass media;
Ø
A reflexão sobre a sua
experiência individual e a sua percepção da realidade para compreender a
relatividade do conhecimento geográfico do mundo real;
Ø A
relativização da importância do lugar onde vive o indivíduo em relação ao Mundo
para desenvolver a consciência de cidadão do mundo.
Estas competências são desenvolvidas ao longo dos
três ciclos da escolaridade básica utilizando os
temas/conteúdos propostos nos programas, através das "experiências de
aprendizagem" sugeridas, que os docentes poderão organizar da forma que
considerarem mais adequados aos contextos da sua escola/turma. O ensino da
Geografia deve desenvolver competências ligadas à pesquisa: a observação, o
registo, o tratamento da informação, o levantamento de hipóteses, a formulação
de conclusões, a apresentação de resultados. É a partir do trabalho de campo e
do trabalho de grupo que é possível promover a discussão de ideias, a produção
de conclusões e a utilização das destrezas geográficas.
Através
da Educação Geográfica os alunos
aprendem a responder a um conjunto de questões:
Onde
se localiza?
Por que se localiza?
Como se distribui?
Quais as características?
Que impacte?
Por que se localiza?
Como se distribui?
Quais as características?
Que impacte?
A
procura de respostas para as questões geográficas implica investigar a
localização, situação, interacção, distribuição espacial e diferenciação de
fenómenos à superfície da Terra. Assim, agruparam-se as competências em três domínios
· A localização;
· O conhecimento dos lugares e regiões;
· O dinamismo das inter-relações entre espaços.
Estes
três domínios contribuem para desenvolver as competências gerais do ensino
básico. Assim, a título exemplificativo, enunciamos algumas das articulações possíveis entre as competências gerais e as
competências específicas da Geografia:
·
Mobilização dos
diferentes saberes (culturais, científicos, tecnológicos) para compreender a
realidade explorando a dimensão conceptual e instrumental do conhecimento
geográfico no estudo de situações concretas de modo a conhecer o Mundo;
·
Utilização de
diferentes tipos de linguagem como textos, quadros, mapas, gráficos,
fotografias, filmes e videogramas, como forma de recolher, analisar e comunicar
a informação geográfica;
·
Adopção de metodologias
de trabalho adequadas à escala de análise e à diversidade dos fenómenos
geográficos em estudo;
·
Pesquisa, selecção e
organização da informação geográfica necessária à análise e compreensão de
problemas concretos do Mundo;
·
Realização de
actividades de forma autónoma e criativa, como trabalho de campo, simulações,
jogos, estudo de situações concretas, mobilizando os conhecimentos geográficos;
·
Cooperação com os
outros em projectos e trabalhos comuns, realizando actividades em grupo,
discutindo diferentes pontos de vista, reflectindo sobre a experiência
individual e a percepção que cada um tem da realidade, de modo a compreender a
relatividade do conhecimento geográfico do mundo real.
Estas
competências vão sendo desenvolvidas ao longo dos três ciclos do ensino básico,
através das diferentes experiências de aprendizagem sugeridas, de modo a dar
oportunidade aos alunos de realizarem actividades que lhes permitam desenvolver
a competência de saber pensar o espaço
e serem capazes de actuar no meio em que vivem.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS E EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM
1.º Ciclo - O Estudo do Meio
A abordagem geográfica do Estudo do Meio
integra vários temas numa grande área denominada À Descoberta do Ambiente
Geográfico. De acordo com o que é proposto no programa do 1.º ciclo, a
finalidade desta área é a de introduzir o estudo do ambiente onde vivem os
homens, descrevendo e explicando as inter-relações entre os fenómenos
geográficos (naturais e humanos) em diferentes lugares ou regiões. A construção
de conceitos é um processo dependente da natureza, extensão e qualidade da
experiência dos alunos. A qualidade da experiência vivida é fundamental para a
aprendizagem e a compreensão do ambiente geográfico. Atitudes ligadas à investigação,
como o hábito de observar, questionar, procurar informação, registar, comunicar
e trocar ideias e informação, vão ser fundamentais para as etapas seguintes da
aprendizagem dos alunos. A partir da construção de ideias é possível agir de
forma mais focada na acção, permitindo alterar o ambiente. O modo como os
alunos se vão consciencializar do meio envolvente vai, pois, ter um papel
fundamental na qualidade do próprio meio. Assim, é desejável que as experiências de aprendizagem
privilegiem a observação directa da realidade. Mas, dado que a maioria destas
experiências se desenvolve na sala de aula, devem ser utilizados recursos que
permitam uma observação indirecta tanto mais próxima da realidade quanto
possível ? fotografias, filmes, CD-ROM, mapas e diagramas. As competências
específicas da Geografia para este ciclo são definidas relativamente a uma
grande área À Descoberta do Ambiente Geográfico ?, tendo em conta os diversos
temas enunciados no programa.
Competências específicas no final do ciclo
A localização
Ser
capaz de:
· Comparar
representações diversas da Terra, utilizando imagens de satélite, fotografias
aéreas, globos e mapas;
· Ler
mapas, utilizando a legenda para comparar a localização, configuração, dimensão
e limites de diferentes espaços na superfície terrestre (Portugal, Península
Ibérica, continentes e oceanos);
· Localizar
o lugar onde vive, outros lugares, Portugal, continentes e oceanos, completando
mapas;
· Descrever
a localização relativa dos elementos naturais e humanos da paisagem, utilizando
a posição do observador como elemento de referência;
· Localizar
os elementos físicos e humanos da paisagem, utilizando os rumos da
rosa-dos-ventos (N.; S.; E.; O.).
O conhecimento dos lugares e regiões
Ser
capaz de:
· Utilizar
o vocabulário geográfico em descrições escritas e orais de lugares e regiões;
· Formular
questões geográficas simples (ex.: Onde se localiza? Como se distribui? Por que
se localiza ou distribui deste modo? Sempre se localizaram ou distribuíram do
mesmo modo?) para conhecer e compreender o lugar onde vive;
· Recolher
informação sobre o território português, europeu e mundial, utilizando
programas de televisão, filmes vídeo, CD-ROM, Internet, enciclopédias, livros e
fotografias;
· Utilizar
formas variadas de comunicação escrita, oral e gráfica (ex. textos, desenhos,
colagens, maquetes simples e mapas) para apresentar a informação geográfica
recolhida;
· Reconhecer
os aspectos naturais e humanos do meio, recorrendo à observação directa e à
realização de actividades práticas e trabalho de campo no meio envolvente à
escola;
· Entender
semelhanças e diferenças entre lugares, observando diversas formas de ocupação
e uso da superfície terrestre.
O dinamismo das inter-relações entre espaços
Ser
capaz de:
· Entender
como as pessoas podem actuar face às características físicas do território,
utilizando histórias reais ou imaginárias, relatos orais de viagens apoiados
por fotografias ou filmes, entrevistas com familiares e ou elementos da
comunidade;
· Entender
o modo como os movimentos de pessoas, bens, serviços e ideias entre diferentes
territórios têm implicações importantes para as áreas de partida e de chegada,
realizando entrevistas e ou conversando sobre histórias, filmes e fotografias;
· Expressar
opiniões sobre características positivas e negativas do meio, sugerindo acções
concretas e viáveis que contribuam para melhorar e tornar mais atractivo o
ambiente onde os alunos vivem;
· Desenvolver
o sentido de pertença e responsabilidade em relação à área de residência,
participando em actividades de trabalho de campo na localidade da escola,
contactando entidades públicas e associativas de nível local.
2.º Ciclo - História e Geografia de Portugal
O
programa de História e Geografia de Portugal integra-se na área de Línguas e
Estudos Sociais do 2.º ciclo do ensino básico. De acordo com A Organização
Curricular e Programas, vol. I, EB 2.º ciclo, considera-se que esta
disciplina deve permitir ampliar conhecimentos e competências adquiridos no
Estudo do Meio (1.º ciclo) e proporcionar o tratamento de noções a serem
retomadas e ampliadas na Área de Ciências Sociais e Humanas (3.º ciclo), nas
disciplinas de História e Geografia, individualizadas pela primeira vez, no
ensino básico.
O conhecimento de Portugal
é importante para compreender a realidade em que vivemos, o modo como as
características dos territórios condicionaram e condicionam, positiva ou
negativamente, a história do povo português, a forma como o nosso território se
encontra organizado, as relações que as pessoas e as organizações que aí vivem
e trabalham mantêm com o espaço que os rodeia. A capacidade de intervenção no
Meio pelas populações vai criar, por um lado, um conjunto de relações complexas
entre os diferentes contextos geográficos, e, pelo outro, condições de qualidade
ambiental, qualidade de vida, crescimento económico e desenvolvimento humano.
As competências específicas da Geografia
para este ciclo são definidas relativamente ao conhecimento do território
português, de modo a desenvolver uma identidade de base territorial, tendo em
conta a relação entre o ambiente, a sociedade, a cultura e o património,
permitindo ao indivíduo consolidar o sentimento de pertença ao país e a
capacidade de intervenção cívica.
Para
este ciclo, as competências específicas da Geografia são definidas
relativamente à área? À Descoberta de Portugal e da Península Ibérica? Na qual
se agrupam os temas com conteúdos geográficos enunciados no programa:
·
A Península Ibérica na
Europa e no Mundo
· O
território português
Competências específicas no final do ciclo
A localização
Ser
capaz de:
·
Comparar representações
diversas da superfície da Terra, utilizando o conceito de escala;
·
Ler globos, mapas e
plantas de várias escalas, utilizando a legenda;
·
Localizar Portugal, a
Península Ibérica e a Europa no Mundo, completando e construindo mapas;
· Descrever
a localização relativa do lugar onde vive, utilizando como referência a região
do País onde se localiza, o País, a Península Ibérica, a Europa e o Mundo.
O conhecimento dos lugares e regiões
Ser
capaz de:
·
Utilizar vocabulário
geográfico, em descrições escritas e orais de lugares e regiões;
·
Formular questões
geográficas simples (Onde se localiza? Como se distribui?) para conhecer
e compreender o lugar, a região e o país onde vive;
·
Discutir aspectos
geográficos dos lugares/regiões/assuntos em estudo, recorrendo a programas de
televisão, filmes vídeo, notícias da imprensa escrita, livros e enciclopédias;
·
Recolher informação
sobre as características físicas (relevo, clima e rios), sociais e económicas
do território português, utilizando um conjunto de recursos que incluem
material audiovisual, CD-ROM, Internet, mapas de várias escalas, gráficos e
quadros de dados estatísticos;
·
Apresentar a informação
recolhida de forma clara e adequada, utilizando mapas, diagramas, gráficos
(lineares e de barras), descrições escritas e orais simples e ou material
audiovisual;
· Utilizar
técnicas de trabalho de campo, utilizando instrumentos de pesquisa adequados
(mapas/esboços/entrevistas/inquéritos).
O dinamismo das inter-relações entre espaços
Ser
capaz de:
Ø
Reconhecer o modo como
os diferentes espaços se integram em contextos geográficos sucessivamente mais
vastos (aldeia/bairro na vila/cidade; a cidade na região; a região no país)
através da recolha de informação variada sobre movimentos de pessoas e bens;
Ø
Entender como as
pessoas podem actuar face às características físicas do território utilizando o
estudo de casos reais, apoiados por fotografias, filmes, textos, entrevistas
com familiares e ou elementos da comunidade;
Ø Desenvolver
o sentido de pertença e responsabilidade do espaço onde vive o aluno,
envolvendo-o directamente na melhoria do seu próprio ambiente.
3.º
Ciclo - Geografia
Os
jovens vivem num espaço multidimensional e tomam consciência dele a partir de
uma grande variedade de contextos. A localização dos factos geográficos é uma
competência que se desenvolve desde o nascimento. As interacções que
estabelecemos diariamente com o meio ajuda a construírem o conhecimento do
espaço. À medida que a criança e o jovem se desenvolvem física, emocional e
intelectualmente vai também evoluindo a capacidade de compreender o Mundo.
Saber o que existe e onde é o quadro de referência que nos
permite tomar consciência do mundo à nossa volta.
A
mobilidade dos seres humanos à superfície terrestre significa que se estabelece
constantemente uma interacção com os lugares por onde passamos. Estes
movimentos ajudam a construir o
conhecimento do espaço geográfico? Conhecer os lugares, as pessoas que
aí vivem ou trabalham.
Despertar
a curiosidade pelo Mundo e dar
oportunidade para explorar novos lugares/espaços à superfície terrestre é
promover a associação entre os acontecimentos e a acção com os lugares
visitados.
A
geografia actual requer que os alunos adquiram conhecimentos que os preparem
para compreender e analisar problemas complexos relevantes para a vida num
Mundo de múltiplas relações.
Uma
educação para a vida adulta deve preocupar-se com o futuro. Os temas estudados
pela Geografia permitem uma abordagem com grande amplitude dos vários cenários
possíveis, quer em relação ao mundo próximo de cada um, quer ao Mundo, através
de várias escalas de análise.
O lugar onde vivemos
é o modo universal de nos localizarmos na Terra. Cada um de nós tem um nome,
morada que se refere a uma rua, aldeia/vila/cidade, região e país. O ensino da Geografia desempenha um
papel fundamental na formação e na informação dos futuros cidadãos acerca de
Moçambique, de África e do Mundo enquanto sistemas compostos por factos
diversos que interagem entre si e constantemente se alteram.
Os
alunos do ensino básico têm a capacidade de desenvolver competências
geográficas de observação, classificação, organização, leitura e interpretação
de mapas. Os alunos das escolas básicas tomam atitudes relativamente a pessoas
de outros países e manifestam interesse e curiosidade em aprender sobre as
populações das várias regiões do Mundo. Estas atitudes devem desenvolver-se,
frequentemente, com grande precisão nos conhecimentos relativos à localização e
características dos lugares e das populações que neles vivem e trabalham.
As
competências específicas da Geografia estão definidas de modo a centrar a
aprendizagem da disciplina na procura de informação, na observação, na
elaboração de hipóteses, na tomada de decisão, no desenvolvimento de atitudes
críticas, no trabalho individual e de grupo e na realização de projectos.
Competências
específicas no final do ciclo
A localização
Ser
capaz de:
Ø
Comparar representações
diversas da superfície da Terra, utilizando o conceito de escala;
Ø
Ler e interpretar
globos, mapas e plantas de várias escalas, utilizando a legenda, a escala e as
coordenadas geográficas;
Ø Descrever
a localização relativa do lugar onde vive, utilizando como referência a região
do país onde se localiza, o país, a África e o Mundo.
O conhecimento dos lugares e regiões
Ser
capaz de:
Ø
Utilizar o vocabulário
geográfico em descrições orais e escritas de lugares, regiões e distribuições
de fenómenos geográficos;
Ø
Formular e responder a
questões geográficas (Onde se localiza? Como se distribui? Porque se
localiza/ distribui deste modo? Porque sofre alterações?), utilizando
atlas, fotografias aéreas, bases de dados, e internet;
Ø
Discutir aspectos
geográficos dos lugares/regiões/assuntos em estudo, recorrendo a programas de
televisão, filmes, notícias da imprensa escrita, livros e enciclopédias;
Ø
Comparar distribuições
de fenómenos naturais e humanos, utilizando planisférios e mapas de diferentes
escalas;
Ø
Ordenar e classificar
as características dos fenómenos geográficos, enumerando os que são mais
importantes na sua localização;
Ø
Seleccionar as
características dos fenómenos geográficos responsáveis pela alteração das
localizações;
Ø
Realizar pesquisas
documentais sobre a distribuição irregular dos fenómenos naturais e humanos a
nível nacional, Africano e mundial, utilizando um conjunto de recursos que
incluem material audiovisual, internet, notícias da imprensa escrita, gráficos
e quadros de dados estatísticos;
Ø
Utilizar técnicas e
instrumentos adequados de pesquisa em trabalho de campo (mapas, entrevistas,
inquéritos), realizando o registo da informação geográfica;
Ø Analisar
casos concretos e reflectir sobre soluções possíveis, utilizando recursos,
técnicas e conhecimentos geográficos.
O dinamismo das inter-relações entre espaços
Ser
capaz de:
Ø
Interpretar, analisar e
problematizar as inter-relações entre fenómenos naturais e humanos evidenciadas
em trabalhos realizados, formulando conclusões e apresentando-as em descrições
escritas e ou orais simples e ou material audiovisual; Analisar casos concretos
de impacte dos fenómenos humanos no ambiente natural, reflectindo sobre as
soluções possíveis;
Ø
Reflectir criticamente
sobre a qualidade ambiental do lugar/região, sugerindo acções concretas e
viáveis que melhorem a qualidade ambiental desses espaços;
Ø Analisar
casos concretos de gestão do território que mostrem a importância da
preservação e conservação do ambiente como forma de assegurar o desenvolvimento
sustentável.
O programa do currículo nacional de
Geografia mostra que o Ensino Fundamental de crianças e de adolescentes, desde
as primeiras etapas da escolaridade, deve ter como objectivo mostrar ao aluno
que cidadania é também o sentimento de pertencer a uma realidade em que as
relações sociedade e natureza formam um todo integrado do qual ele é membro
participante, afectivamente ligado, responsável e comprometido historicamente
com os valores humanísticos.
Bibliografia
LIBANEO, José Carlos, Didáctica.
São Paulo, Cortez Editora, 1992
Nenhum comentário:
Postar um comentário