ESCOLA SECUNDÁRIA DO ESTORIL – BEIRA
PLANO DE AULA
Disciplina:
História Data: 08/05/2008
Turma: A, 8ª
classe Estagiário: Zabiro Caetano Malua
Unidade
Temática: Da Origem e Evolução do Homem à Comunidade Tempo: 45minutos
Tema: O
Advento da Agricultura e a Pastorícia e a Sedentarização
Objectivos:
Geral:
Conhecer a Origem da agricultura e da pastorícia e, o processo de
sedentarização.
Específicos: ao termina a aula, os alunos devem ser capazes de:
- Explicar o
processo de sedentarização
- Identificar
as regiões pioneiras no surgimento da agricultura e da pastorícia
- Mencionar
quais foram os primeiros cereais e animais a serem domesticados
- Explicar
quais as influências da agricultura e da pastorícia na vida do homem na
antiguidade e na actualidade
Bibliografia:
TAJÚ, et all, Da Comunidade Primitiva ao Feudalismo. 8
classe. Edições ASA, Lisboa. 1989
Tempo
|
Função Didáctica
|
Conteúdos
|
Actividades
|
Métodos
|
Meios
|
Obs
|
|
Professor
|
Aluno
|
||||||
5min.
|
G.N.I
|
Marcação
das presenças dos alunos, contar uma história que tem relação com a aula que
se vai ter hoje.
|
Faz a chamada, motiva os
alunos
|
Respondem
|
Elaboração conjunta
|
Livro do ponto, caneta
|
|
10min.
|
T.C.N
|
Tema: O Advento da
Agricultura e da Pastorícia e a Sedentarização.
Conceitos:
- Agricultura; Pastoricia;
Sedentarização
|
Faz perguntas, a respeito dos
conceitos (agricultura, pastorícia e sedentarização).
Dá resposta depois das
conribuições dos alunos
|
Contribuem na tentativa de
responder os conceitos dados pelo professor
|
Elaboração conjunta
|
Livro, quadro, giz,
.
|
|
20min.
|
Sistematização
|
.
|
Dita os apontamentos
|
Passam os apontamentos
|
Elaboração conjunta
|
Quadro, giz, cadernos,
canetas.
|
|
7min.
|
Consolidação
|
O que entende por
sedentarização?
Qual foi o principal
acontecimento, que levou o homem da vida nómade a sendetária?
Onde e quando nasce a
agriculatura?
Quais foram os primeiros
cereais serem cultivados pelo homem?
Quais foram os primeiros
animais a ser domesticados pelo homem?
|
Faz perguntas de recapitulação
dos apontamentos
|
Respondem
|
Elaboração conjunta
|
Quadro, giz, caneta, caderno
|
|
3min.
|
Controle e avaliação
|
TPC:
Em grupo de 4, façam um
resumo da aula de hoje numa folha e entreguem ao professor na próxima aula
|
Dá tarefa aos alunos
|
Regista no caderno
|
Elaboração conjunta
|
Caderno e caneta
|
|
Apontamentos da aula do dia 08/05/2008
Antes de ser
agricultor, o homem praticava a recolecção de grãos, plantas e frutos
silvestres. A esse tipo de economia, chama-se economia recolectora.
Com o tempo, o
Homem, ia observando como as sementes se espalhavam, levadas pelo vento ou pela
água, e como novas plantas iam crescendo em determinadas condições de calor e
humidade. Foi assim que o homem descobre a agricultura e passa a viver nas
zonas próprias para a prática da agricultura, tais como: nas zonas litorais,
nos vales e margens dos rios (zonas férteis). Foi assim que a partir do IX
milénio a.n.e., que começam a ser cultivados, os primeiros cereais, como o
trigo a cevada, a aveia e o centeio.
Embora em diferentes
tempos, o cultivo de cereais teve pelo menos dois centros principais:
- Próximo
oriente, na região do crescente fértil (Egipto e Mesopotêmia) e América
central.
A partir do
crescente fértil a prática da agricultura difundiu-se pelos três continentes:
Àfrica, Àsia e Europa.
Pastorícia
Ao mesmo tempo
que iniciava o cultivo de cereais, o Homem tinha a necessidade de conservar a
sua volta alguns animais, uma vez que já não podeia seguir a caça (por causa da
agricultura) por terras distantes, o Homem
passou a aprender a domesticar e a criar algumas espécies de animais de
que princípio, foi o cão, as cabbras, a ovelha e o porco. Mais tarde o boi, o
cavalo e o camelo. Com a domesticação dos animais o homem tornou-se pastor e
seguiu uma nova actividade, a pastorícia.
Sedentarização
Com a invenção
da agricultura e da pastorícia, inicia-se uma nova fas da história da
Humanidade, o neolítico.
De caçador
nómade, o homem tornou-se agricultor
pastor, isto é, da economia recolectora, o homem passou a economia produtora.
A agricultura,
obrigava o homem a esperar pela
colheita, no entanto, eram forçados a fixar-se em zonas férteis para a prática
da agricultura e criação de animais. Assim o homem passava para uma nova vida,
a sendentarização
Tenho duvida de G.N.I e T.C.N
ResponderExcluirTambem tenho a mesma duvida. e se for estagiante nao tem tambem motivacao???
ResponderExcluirduvida de G.N.I e T.C.N
ResponderExcluirTenho dúvidas das funções didácticos, patentes nesse plano. Pode me explicar o q significa
ResponderExcluirgostei do plano, mas gostaria de saber quantos momentos/funcoes didacticas um plano/aula deve ter e o que significa G.N.I e T.C.N?
ResponderExcluirduvida nas siglas
ResponderExcluirSim bom.
ResponderExcluirCerto me ajudou muito
ResponderExcluirGostei do plano é um plano rico é materia de ensino.
ResponderExcluir