sábado, 14 de junho de 2014

Plano de Aula da Disciplina de Historia na Escola secundaria do Estoril-Beira


ESCOLA SECUNDÁRIA DO ESTORIL – BEIRA
PLANO DE AULA
Disciplina: História                                                                                                                               Data: 08/05/2008
Turma: A, 8ª classe                                                                                                                                Estagiário: Zabiro Caetano Malua
Unidade Temática: Da Origem e Evolução do Homem à Comunidade                                               Tempo: 45minutos                  
Tema: O Advento da Agricultura e a Pastorícia e a Sedentarização
Objectivos:
Geral: Conhecer a Origem da agricultura e da pastorícia e, o processo de sedentarização.
Específicos: ao termina a aula, os alunos devem ser capazes de:
- Explicar o processo de sedentarização
- Identificar as regiões pioneiras no surgimento da agricultura e da pastorícia
- Mencionar quais foram os primeiros cereais e animais a serem domesticados
- Explicar quais as influências da agricultura e da pastorícia na vida do homem na antiguidade e na actualidade

Bibliografia:
TAJÚ, et all, Da Comunidade Primitiva ao Feudalismo. 8 classe. Edições ASA, Lisboa. 1989






Tempo
Função Didáctica
Conteúdos
Actividades
Métodos
Meios
Obs
 Professor
Aluno
5min.
G.N.I
Marcação das presenças dos alunos, contar uma história que tem relação com a aula que se vai ter hoje.
Faz a chamada, motiva os alunos
Respondem
Elaboração conjunta 
Livro do ponto, caneta

10min.
T.C.N
Tema: O Advento da Agricultura e da Pastorícia e a Sedentarização.
Conceitos:
- Agricultura; Pastoricia; Sedentarização
Faz perguntas, a respeito dos conceitos (agricultura, pastorícia e sedentarização).
Dá resposta depois das conribuições dos alunos
Contribuem na tentativa de responder os conceitos dados pelo professor
Elaboração conjunta
Livro, quadro, giz,
.

20min.
Sistematização
.
Dita os apontamentos
Passam os apontamentos
Elaboração conjunta
Quadro, giz, cadernos, canetas.

7min.
Consolidação
O que entende por sedentarização?
Qual foi o principal acontecimento, que levou o homem da vida nómade a sendetária?
Onde e quando nasce a agriculatura?
Quais foram os primeiros cereais serem cultivados pelo homem?
Quais foram os primeiros animais a ser domesticados pelo homem?
Faz perguntas de recapitulação dos apontamentos
Respondem
Elaboração conjunta
Quadro, giz, caneta, caderno

3min.
Controle e avaliação
TPC:
Em grupo de 4, façam um resumo da aula de hoje numa folha e entreguem ao  professor na próxima aula
Dá tarefa aos alunos
Regista no caderno
Elaboração conjunta
Caderno e caneta



Apontamentos da aula do dia 08/05/2008

Antes de ser agricultor, o homem praticava a recolecção de grãos, plantas e frutos silvestres. A esse tipo de economia, chama-se economia recolectora.
Com o tempo, o Homem, ia observando como as sementes se espalhavam, levadas pelo vento ou pela água, e como novas plantas iam crescendo em determinadas condições de calor e humidade. Foi assim que o homem descobre a agricultura e passa a viver nas zonas próprias para a prática da agricultura, tais como: nas zonas litorais, nos vales e margens dos rios (zonas férteis). Foi assim que a partir do IX milénio a.n.e., que começam a ser cultivados, os primeiros cereais, como o trigo a cevada, a aveia e o centeio.
Embora em diferentes tempos, o cultivo de cereais teve pelo menos dois centros principais:
- Próximo oriente, na região do crescente fértil (Egipto e Mesopotêmia) e América central.
A partir do crescente fértil a prática da agricultura difundiu-se pelos três continentes: Àfrica, Àsia e Europa.

Pastorícia
Ao mesmo tempo que iniciava o cultivo de cereais, o Homem tinha a necessidade de conservar a sua volta alguns animais, uma vez que já não podeia seguir a caça (por causa da agricultura) por terras distantes, o Homem  passou a aprender a domesticar e a criar algumas espécies de animais de que princípio, foi o cão, as cabbras, a ovelha e o porco. Mais tarde o boi, o cavalo e o camelo. Com a domesticação dos animais o homem tornou-se pastor e seguiu uma nova actividade, a pastorícia.

Sedentarização
Com a invenção da agricultura e da pastorícia, inicia-se uma nova fas da história da Humanidade, o neolítico.
De caçador nómade, o homem  tornou-se agricultor pastor, isto é, da economia recolectora, o homem passou a economia produtora.
A agricultura, obrigava o homem  a esperar pela colheita, no entanto, eram forçados a fixar-se em zonas férteis para a prática da agricultura e criação de animais. Assim o homem passava para uma nova vida, a sendentarização

9 comentários: