Aos colegas do primeiro grupo do curso de geografia, ai vao meus agradecimentos.
Introdução
O presente trabalho tem como o objecto de estudo O Plano de Aula, tema este atribuído aos
estudantes do 1º grupo, curso de Geografia da Universidade Pedagógica Delegação
da Beira.
Durante a realização deste trabalho o grupo o tem os
seguintes objectivos:
·
Objectivo Geral
Estudar o plano de aula.
·
Objectivos específicos
Ø Definir o plano de aula;
Ø Identificar os elementos do plano de aula;
Ø Elaborar o plano de aula;
Ø Elaborar o plano de avaliação, entre outros.
O estudo deste tema é de grande importância visto que em
qualquer sector de actividades é necessária a planificação principalmente no
processo de ensino e aprendizagem. Deste modo é necessário planificar a aula
que é o tema de estudo bem como a unidade e todo o processo de ensino.
Para a realização deste tema o grupo pretende utilizar o
método bibliográfico que consiste na consulta de obras que melhor sustentam o
nosso tema, demo a tornar o trabalho credível e principalmente científico.
Com objectivos, métodos já traçados resta-nos trabalhar
de modo que estes objectivos sejam alcançados.
Plano
de aula
Segundo Libâneo (1994),” Planejamento de aula é a
sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia lectivo. A especificação
de comportamentos esperados do aluno e dos meios - conteúdos, procedimentos e
recursos - que serão utilizados para a sua realização”.
Em conformidade com Libâneo, Piletti (2007) acrescenta
que: o plano de aula é a forma predominante do processo de ensino e
aprendizagem. É na aula que organizamos e criamos as situações docentes, isto
é, as condições e meios necessários para os alunos assimilarem activamente
conhecimentos, habilidades e desenvolvam suas capacidades cognitivas.
As principais qualidades profissionais do professor são
estabelecer uma ponte de ligação entre as tarefas cognitivas (objectivos e
conteúdos) e as capacidades dos alunos para enfrenta-las, de modo que os
objectivos da matéria sejam transformados nos objectivos dos alunos.
O plano de aula é o detalhamento do plano do ensino, por
isso que a preparação de aulas é uma tarefa indispensável. Assim como o plano
de ensino, devem resultar num documento escrito que servirá não só para
orientar as acções do professor como também para possibilitar constantes
revisões e aprimoramentos de ano para ano. Assim sendo o professor sempre deve
elabora o plano de aula dada a sua importância e isso deve ser sempre por
escrito e jamais mentalizado.
Na elaboração do plano de aula, deve-se levar em conta,
em primeiro lugar, que a aula é período de tempo variável. Dificilmente
completamos numa só aula o desenvolvimento duma unidade ou tópico de unidade,
pois o processo de ensino e aprendizagem se compõem de uma sequência articulada
de fases: preparação e apresentação de objectivos, conteúdos e tarefas;
desenvolvimento da matéria nova; consolidação (fixação de exercício,
recapitulação, sistematização); aplicação; avaliação. Isso significa que
devemos planejar não uma aula mas conjunto de aulas.
O professor deve reler os objectivos gerais da matéria e
sequência dos conteúdos do plano de ensino, não se esquecendo que cada tópico
novo é uma continuidade do anterior, assim sendo é necessário considerar o
nível de preparação inicial dos alunos para a matéria nova, para que a matéria
tenha a percepção clara e coordenada.
Neta fase já deve se olhar para a previsão do tempo
embora que nesta fase a previsão do tempo ainda não é definitiva, pois poderá
ser alterada no momento de detalhar o desenvolvimento metodológico da aula.
Em relação a cada tópico, o professor redigira um ou mais
objectivos específicos, tendo em conta os resultados esperados daassi9milacao dos
conhecimentos e habilidades (factos, conceitos, ideias, relações, métodos e
técnicas de estudo, princípios e atitudes). É estabelecer objectivos é uma
tarefa tão importante de vai condicionar os métodos e procedimentos de
transmissão e assolação dos conteúdos e as varias formas de avaliação (parciais
e finais).
O desenvolvimento metodológico está ligado á:
Ø Preparação e introdução do assunto;
Ø Desenvolvimento e estudo activo do assunto;
Ø Sistematização e aplicação;
Ø Tarefas de casa.
O professor deve prever formas de verificação do
rendimento dos alunos, lembrando que a avaliação é feita no inicio (o que o
aluno sabe antes do desenvolvimento de matéria nova), durante e no final de uma
unidade didáctica. E se os alunos não dispõem de pré-requisitos bem
consolidados a decisão do professor deve ser outra, gastando mais tempo para
garantir uma base inicial de preparo através de recapitulação, pré teste e
exercícios.
Tipos
de avaliação
Assim a avaliação pode ser:
Ø Informal, este forma de avaliação é para o efeito de diagnóstico
e acompanhamento do progresso do aluno;
Ø Formal, tem a finalidade de atribuição de notas.
Para Nivagara, em conformidade com Pilleti, Libâneo e
outros, identifica os seguintes tipos de avaliação no processo de ensino e
aprendizagem: diagnostica, formativa ou contínua e sumativa.
Métodos
de ensino
No
desenvolvimento metodológico pode-se ter aulas com finalidades específicas:
Ø Aulas de exposição oral da matéria;
Ø Aulas de discussão ou trabalho em grupo;
Ø Aula de estudo dirigido individual;
Ø Aula de demonstração prática ou estudo do meio;
Ø Aula de exercício, recapitulação, avaliação.
Elaboração
do plano de aula
Ø O primeiro passo é indicar ou identificar o tema central
da aula;
Ø A seguir estabelecer os objectivos da aula, muitas vezes
diz-se que no final da aula ” o aluno deve ser capaz de:”.
Ø Em terceiro lugar indicar o conteúdo que será objecto de
estudo.
Ø Estabelecer os procedimentos e recursos de ensino;
Ø E por fim o plano de aula deve prever como será feita a
avaliação, evitando apenas propor questões do tipo “o que é…”, mas também as
questões do tipo ” dar relação…, descrever...” se o professor assim fazer ira
ajudar o aluno não so a memorizar mas a desenvolver o raciocínio do aluno.
Exemplo
de plano de aula
Escola S. Ponta-Gea Obj. Geral:
Conhecer Rede e Bacia Hidrográfica
Data:27.08.2013 Obj.
Específicos, o aluno deve ser capaz de:
Nome do prof: Manguiza Munhure - Definir rede e bacia hidrográfica;
Disciplina: Geografia, 8α classe - Identificar as principais
Bacias Hidrográficas
Tema: Rede e Bacia
Hidrográfica - relacionar
e diferenciar Rede da Bacia Hidrogr.
Tempo
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F. Didáctica
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Conteúdo
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Actividades
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Método
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Meio
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Obs
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Do professor
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Do aluno
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5’
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G.N.I
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Recapitulação da aula
anterior sobre os elementos de um rio
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O prof. pede voluntários para
falar da aula anterior no máximo 3 alunos, falando sobre conceito de rio e os
seus elementos.
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Um aluno voluntário fala
sobre rio e seus elementos
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Elaboração conjunta
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Cartaz, giz ou marcador,
quadro
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-
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20’
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Mediação de aula e assimilação
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.Conceito de rede hidrográfica;
.Conceito sobre bacia hidrográfica
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Explora a ideia dos alunos
para dar conceito de rede hidrográfica,
Sistematiza a ideia dos
alunos esquematizando a rede hidrográfica;
Depois faz o mesmo sobre a
bacia hidrográfica.
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Contribui cão suas ideias
dando a definição de rede e bacia hidrográfica, usando o seu conhecimento.
|
Elaboração conjunta e exposição
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Cartaz, giz ou marcador,
quadro
|
-
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15’
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Consolidação e sistematização
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Elaboração de perguntas sobre
a aula
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O Prof. Questiona a matéria
dada dando perguntas do tipo:
Define a rede e bacia hidrográfica.
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Responde as questões da aula
dada, passa apontamento no seu caderno diário.
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Elaboração conjunta e exposição
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Cartaz, giz ou marcador,
quadro
|
-
|
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5’
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Controle e avaliação
|
Marcação do TPC.
|
Passa o TPC no quadro
Ex:. Diferencia a rede e
bacia hidrográfica.
Faz a relação dos conceitos
acima apresentados.
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Regista o TPC.
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Elaboração conjunta e trab.
Indepen.
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Quadro, giz ou marcador
|
-
|
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Plano
de avaliação
A avaliação é uma aula indispensável no processo de
ensino e aprendizagem. Embora seja contínua mas, é necessária a existência da
avaliação formal ou sumativa, pois esta tem a finalidade de atribulação de
notas. O plano de avaliação não se difere em muitos aspectos com o plano de
aula mas, mas a diferença assenta-se nas perguntas que o professor realiza e
esperando respostas dos alunos que pode ser oral (avaliação oral) ou escrito avaliação
escrita.
Exemplo
do plano de avaliação
Escola S. Ponta-Gea Objectivos
específicos:
Data: 27.08.2013 -Identificar
os rios e seus elementos
Nome: Mário Luís -Definir
a rede e bacia hidrográfica
Disciplina: Geografia -Diferenciar rede
da bacia
Tema: avaliação hidrográfica
Objectivo geral:
Os alunos devem possuir conhecimentos sobre
Hidrografia
No
|
Objectivos a
ser verificados
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Perguntas
|
Respostas
possíveis
|
Cotação
|
Cotação
total
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1
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Identificar
três principais rios que estudastes
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Escreve
nomes de três principais rios de Moçambique.
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Ex:.
Zambeze, lúrio, Save, etc
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1x3
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3
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2
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Mencione os
elementos de um rio
|
Quais são os
elementos de um rio que estudaste?
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Ex:.
Nascente, leito, foz, margens e afluente
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1x5
|
5
|
3
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Define rede
e bacia Hidrográfica
|
O que é rede
e bacia hidrográfica?
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Rede hidrográfica
é o conjunto formado pelo rio principal e seus afluentes
Bacia hidrográfica
é o conjunto de todas as terras que drenam as suas águas para a rede hidrográfica.
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2x3
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6
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4
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Definir rede e bacia hidrográfica;
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Indica a
diferença entre rede e bacia hidrográfica.
|
Rede hidrográfica
é o rio principal e seus afluentes em quanto que bacia hidrográfica é a rede hidrográfica
junto com as terras que drenam água para o rio.
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2x3
|
6
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Conclusão
Depois da realização deste trabalho que tem com tema o
Plano de aula, trabalho este que teve inicio na busca de obra que sustentassem
o tema em estudo, a selecção e a compilação e só irá terminar como a
apresentação do mesmo, o grupo aprendeu muito do tema.
Numa visão geral sobre o plano de aula o grupo concluiu o
seguinte:
O plano de aula é documento escrito que detalha as
actividades do professor na sala de aula. Na elaboração deste mesmo plano o
professor deve elabora-lo tendo em conta o tipo de aluno que tem de modo a
facilitar a compreensão da matéria a ser dada.
Este plano de aula deve conter os elementos essenciais
como a o tema da aula, o conteúdo, o método, as actividades tanto do professor
como do aluno sem no entanto se esquecer da previsão do tempo.
Antes da aula, o professor precisa avaliar os seus alunos
de modo a saber as bases inicias sobre o tema a ser desenvolvido de modo
prestar a ajunta necessária e assim tornar compreensível a matéria, também de
lembrar que a avaliação no processo de ensino e aprendizagem é contínua.
De lembrar que a avaliação é uma aula, assim na avaliação
formal ou sumativa o professor deve sempre avaliar os conteúdos abordados
durante as aulas e questionar não só conceitos mas também elaborar perguntas
que estimulem o raciocínio do aluno.
Este e outros conhecimentos sobre o plano de aula estão
patentes e detalhados neste trabalho e esperamos que a apresentação aprimore e
enriqueça ainda mais o trabalho, assim sendo o grupo conseguiu alcançar os
objectivos anteriormente referidos. Reconhecemos como estudantes que somos
tivemos dificuldades mas acreditamos mas superamos.
Em gesto de despedidas agradecer, ao docente por ter nos
atribuído este nobre e importante tema o
plano de aula e a todos e que
directa ou indirectamente contribuíram na realização deste trabalho.
Bibliografia
NIVAGARA, Daniel. Didáctica
Geral Aprender a Ensinar.
LIBÂNEO, José Carlos.
Didáctica. Cortez, 1994.
PILETTI, Claudino. Didáctica
Geral. São Paulo,2007.
Esta aula foi bem planificada com todo cuidado, parabéns
ResponderExcluirGostei do plano de aula
ResponderExcluirPlano muito bem Elaborado parábens👏
ResponderExcluirEu também gostei da matéria, há aqui instruções para a elaboração de plano de aula e plano de avaliação espectivas, com as respectivas metodologias. Mas, tenho uma sugestão ou melhor, dúvida em relação ao plano de avaliação.verifiquei que, o guião não ilustra espaço de domínio dos níveis. Será que não é necessário colocar na elaboração deste tipo de plano? Se é necessário, porquê este não apresenta o tal espaço?
ResponderExcluirMuito bom, ajudou_me na confecção do meu trabalho
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